sábado, 10 de maio de 2014

Lendas do Knicks - #10 Walt Frazier


Nome: Walter Frazier Jr

Posição: PG (Point Guard - Armador)

Altura: 6'4 (1,93m)

Draft: Draftado pelo Knicks com a 5th pick no draft de 1967

Médias com o Knicks: 19.3 PPG, 6.1 APG, 5.9 RPG, 1.9 SPG, 49% FG, 78% FT

Honras: 7x NBA All Star, 4x All-NBA First Team, 2x All-NBA Second Team, 7x All-NBA Defensive First Team, NBA all-Rookie First Team. Eleito para o Hall da Fama. Número 10 aposentado pelo Knicks. Eleito como um dos 50 melhores jogadores de todos os tempos.

Com um apelido dado pelo herói popular Clyde Barrow, do filme Bonnie and Clyde, Walt Frazier foi o armador do Knicks por dez anos, de 1967 à 1977. Ele saiu com os recordes de mais pontos, assistências, partidas e minutos jogados pelo time.

Clyde não foi um grande jogador logo na sua primeira temporada. Os seus primeiros jogos com o Knicks foram terríveis. Ele era reserva e não ficou nem no banco nas cinco primeiras partidas do time. Dick McGuire não conseguia fazer a equipe vencer (15-22 até ali), e Clyde também não jogava bem sobre seu comando.

Com a ajuda de Red Holzman, novo técnico do Knicks (que acabaria sendo o melhor da historia da franquia), Frazier melhorou. Red soube usar o principal aspecto do jogo do armador: a defesa. Ele deu mais tempo de quadra para o rookie e acabou descobrindo uma coisa: Clyde era demais. Ele era rápido suficiente para roubar bolas diversas vezes, mas ainda assim tinha uma visão do que acontecia no perímetro que era simplesmente sensacional. Parecia que ele sabia o que o adversário iria fazer na sua próxima jogada antes mesmo dele. Ao final da temporada, as médias de Clyde eram de 9 pontos, 4 assistências e 4 rebotes em 21 minutos por partida, sendo escolhido para o time dos novatos daquela temporada, nada mal para quem começou tão mal. Mas o melhor ainda estava por vir.

Com Holzman, o Knicks já tinha ido aos Playoffs na temporada 1967-68 (o que parecia bem difícil quando ele assumiu). Na seguinte, o time chegou a Final da Divisão Leste (sim, isso existia naquele tempo). Tudo parecia bem, o time estava melhorando, assim como Frazier, que agora era titular e tinha sido escolhido para o time defensivo da NBA (a primeira de sete seguidas).

E o time mostrou que tinha melhorado. A temporada regular 1969-70 do Knicks acabou com uma campanha de 60 vitorias e 22 derrotas (incluindo uma sequência de 18 vitorias seguidas, recorde da NBA naquela época), Frazier fazia a melhor temporada de sua curta carreira (20.9 PPG, 8.2 APG e 6.0 RPG em 51% FG), Willis Reed foi escolhido o MVP... Mas faltava alguma coisa. O Knicks precisava que o time conseguisse ir bem nos Playoffs.

E não decepcionaram. Com séries difíceis contra Baltimore Bullets, Milwaukee Bucks e Los Angeles Lakers, o Knicks foi o campeão.

Mas nada diria mais sobre Clyde que a série contra o Lakers. Série empatada em 3-3, último jogo no Madison Square Garden e o MVP Reed continuava lesionado. Willis entrou em quadra, mas não como o jogador que era. Frazier comandou o time. Frazier terminou o jogo 7 com incríveis 36 pontos, 19 (!!!!!) assistências, 7 rebotes e 4 roubadas de bola, simplesmente a maior atuação da historia em um jogo 7 de Finais. Ele era bom assim. "Não tenho duvidas de que aquele campeonato foi o melhor momento da minha carreira, eu penso naquele time todo dia!", disse Frazier anos depois sobre essa equipe, que seria escolhida como uma das 10 melhores de todos os tempos.

O Knicks continuou fazendo boas temporadas, mas ficou claro que faltava alguma coisa neles para repetir esse feito. E, em 1972 o time conseguiu outra jogador que seria um dos maiores da franquia, Earl Monroe. Earl não teve um grande impacto no time nos primeiros jogos. Mas, já na primeira temporada completa com Clyde e a franquia, ele ajudou o Knicks a conseguir o 2° título.
Frazier e Monroe com o anel de campeão de 1973 (Foto: ESPN)
Bem, o que podemos dizer sobre Clyde nessa temporada? Talvez a sua decisiva participação no jogo 7 da Final do Leste em pleno Boston Garden? Ou os 37 pontos no jogo 3 da mesma série? Ou a média de 20.9 PPG, 6.9 APG, 6.7 APG e 2.0 SPG naquela temporada regular? Você escolhe.

Depois de se aposentar como jogador, Clyde foi para o ramo de televisões. Hoje ele é comentarista dos jogos do Knicks pela rede MSG Networks onde nos diverte com frases como  "eu fazia Yoga antigamente, mas parei porque quando dizia para os meus amigos eles pensavam que eu estava fazendo iogurte".  

Walt Frazier ainda foi eleito para o Hall da Fama e como um dos 50 melhores jogadores da historia da NBA. Seu número 10 foi aposentado pelo Knicks.

Outros jogadores já falaram sobre Clyde:

"O time é do Clyde, ele só nos deixa jogar de vez em quando" - Willis Reed

"A melhor coisa sobre Walt é o jeito que ele lida com a mão, como antecipa as jogadas" - Red Holzman

"Ele é o único jogador que já vi que eu descreveria como um artista, alguém que leva o jogo como uma obra de arte. Não é que ele roube bolas, é que ele faz os adversários pensarem que ele está prestes a roubar em todas as posses, assim ele pode roubar quando bem entender." - Bill Bradley

E o próprio Frazier já se descreveu:

"Acho que a melhor parte de mim como jogador era a maneira como eu lidava com a pressão. Eu era capaz de fazer uma grande jogada quando o time mais precisava. Eu tinha um jogo completo, sem grandes fraquezas."

E ele está certo. Naquela época, o Garden costumava gritar por defesa nos minutos finais das partidas. Os torcedores acreditavam, e os adversários temiam que algumas posses magicas de Clyde na defesa virasse o jogo.

Clyde é um dos melhores jogadores da historia do Knicks (se não o melhor). Uma verdadeira lenda da franquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário